Esperando...
Por Dirlei Lima
Sábado tive o privilégio de fazer parte de um Chá das Cinco de excelência. Fiquei muito animada com tudo que vi e ouvi. Então me lembrei que ao tomar o chá das cinco na Inglaterra, percebi que os ingleses dão muito valor à sua história e tradições, aliás, o chá das cinco nasceu com a nobreza inglesa e se tornou um dos rituais mais tradicionais e conhecidos em todo o mundo. Por volta do ano de 1800, a Duquesa de Bedford, Anna, resolveu dar um jeito na fome que sentia entre o almoço e o jantar. Para isso inventou uma refeição intermediária, servida rigorosamente às cinco da tarde. Rapidamente o chá das cinco virou moda entra a aristocracia e nobreza inglesa e não demorou muito tempo até cruzar as fronteiras da ilha britânica e se espalhar por toda a Europa.
É quase regra o chá ser tomado com leite e açúcar, o que difere um pouco dos costumes brasileiros.
Como a Inglaterra era a grande potência econômica mundial e também servia como referência em diversos campos do conhecimento humano, o que vinha de lá era regra. Por isso, até aqui no Brasil surgiram salões de chá que se destinavam a servir esse tradicional "lanchinho da tarde".
Como brasileira gostaria muito que esse "lanchinho" fosse tradição aqui no Brasil, por que é muito agradável tomar um chá das cinco de excelência.