O nome de Noé significa descanso, vem do verbo noar confortador Is. 11: 2 e o mesmo verbo e a raiz do nome de Noé.
“Noé” (Gênesis 6:9 a 11:32)
Esse texto inicia mostrando as gerações de Noé. No V. 9 diz: Ele era um homem justo e íntegro em suas gerações e andava com Deus. Esse texto menciona duas qualidades de Noé. E destaca que a vedadeira descendência é gerada pelo fruto que produzimos. Esse é a heranca que podemos deixar.
A história de Noé desfaz o conceito de que é o ambiente que forma o homem. Noé vivia no meio de uma geracão corrompida e perversa, ele não foi influenciado pelo ambiente que vivia, por que a raiz estava em Deus. No meio dessa geração corrompida, Deus leu o coração de Noé e encontrou um homem reto e perfeito em seus caminhos. Aprendemos também que noé foi salvo e justificado por que ele creu (Hb. 11: 6) e por ser justo dentro da sua geração.
Situação da terra na época de Noé
Gn 6: 11-13 Nesse texto vemos o primeiro e grande julgamento de Deus.
O mundo era corrupto diante de Deus e a terra se encheu de crime e violência. O que gera a violencia? Ausência da lei, e o que gera a ausência da lei? Ausência da palavra de Deus no nosso meio e a ausência do fruto que temos que gerar. A terra estava cheio de crime, crime em hebraico é Hamas, a terra estava também cheia de imoralidade sexual, violência, opressão crueldade, indignação, decadência, perversão, destruição, danos, e idolatria do homem.
Essa grave situação do homem e da terra culminou no juízo de Deus sobre toda carne.
V. 13 – o fim de toda carne é chegado diante de mim,
Dois sinais claros identificam a aproximaçao da ira de Deus.
1 - Degradação do homem
Ap. Paulo identifica esses sinais nos últimos dias - II Tm 3:1-9
Aquela geração foi destruída porque não fez Teshuvá, não se arrependeu dos seus maus caminhos por isso Deus trouxe um Dilúvio que durou 40 dias. A água cobriu o planeta por 150 dias. O Todo-Poderoso criou o arco-celeste, sinal do pacto que nunca mais destruiria toda a vida na Terra através da água.
2 - O aumento do trabalho e da boa obra.
O aumento do esforço que o justo precisa fazer para produzir frutos de justiça. Porque a medida que a iniquidade aumenta o justo precisa aumentar o seu esforço para se salvar.
O trabalho de Noé foi aumentado. Deus ordenou a Noé a construir uma arca (tevá) sobre uma montanha, longe do mar. Ele demorou 120 anos para construí-la.
Precisamos entender que viver com Deus vai exigir esforço por causa do nosso pecado. Porque o pecado gera peso, gera esforço, gera cansaço em Deus e no homem. Is. 43: 22-24
Iniquidade gera peso, cansaço para aqueles que trabalham na obra. Porém os rebeldes serão julgados (Is. 66: 3-4)
Porque Noé foi escolhido?
Porque a raiz de Noé estava em Deus.
1 - Noé sabia se posicionar diante do Eterno, em obediência, e também perante aquela
geração corrompida.
2.Perfeito: Ele foi diferente da geração pecadora
da sua época.
3.Andava com Deus: Ele tinha um relacionamento vivo com o Senhor.
Conclusão
2. A feitiçaria
causa danos e leva a violência.
3.A pessoa que é obediente a vontade do Eterno não salva apenas a sua vida, mais se torna um instrumento de salvação para muitos.
4. Deus faz aliança com os obedientes que se comprometem a fazer a Sua vontade à
despeito de toda a resistência que
possa encontrar no caminho.
5. Em todas as gerações existe uma arca em cima do monte esperando para os justos entrarem.
Apocalipse 22:14,15.
“Bem aventurados aqueles que observam os mandamentos. Estarei com eles, a fim de que tenham permissão a árvore da vida e entrem pelo portão em direção a cidade. Mas fora os cães, os feiticeiros, e os que praticam atos sexuais ilícitos, e os assassinos, e os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira (enganos)”.
Apóstola Dirlei Lima