Por Apóstola Dirlei Lima
Texto: João 6:60 a 66
Quero lhe chamar a atenção para o contexto deste texto. Se você voltar um pouco, vai ler que Jesus um dia anterior realizou o milagre da multiplicação dos 05 pães e 02 peixes. ( Jô. 6-11)
Yeshua alimenta toda a multidão com esses 05 pães e dois peixinhos. Depois Jesus começa a fazer uma analogia da relação desse alimento com a sua própria vida.
Ele relembra que o maná que havia descido do Céu era Ele. (VS. 33) Em sua palavra Jesus afirmou: Eu Sou pão da vida, Jesus estava ensinando ao povo que o mesmo papel que tem o pão de alimentar, dar sustento e dar continuidade a vida material, Ele como pão da vida poderia saciar a fome espiritual daquela multidão. Jesus estava ensinando que o alimento que eles precisavam para saciar a fome espiritual poderiam encontrar em Nele. Nesse episódio tiramos grandes lições e encontramos dois tipos de discípulos.
1 - Os que não entenderam e voltaram a trás
2 – E os que não entenderam mas permaneceram com Jesus
Os homens que recuaram foram os mesmos que quiseram arrebatar Jesus com o intuito de fazê-lo Rei Vs. 14
Depois de ouvirem o discurso de Jesus disseram: “duro é esse discurso” VS 60. Esse episódio nos ensina que em nossa vida espiritual o que aceitamos ou rejeitamos é baseado em nossos argumentos, procedimentos e desejos errados ou corretos. Esses procedimentos, desejos e argumentos facilitam ou dificultam nossas decisões espirituais. Precisamos entender que nossas decisões espirituais são baseadas nos desejos e petições dos nossos corações.
Eles não desistiram por não entenderem o discurso de Yeshua, mas desistiram por causa do desejo dos seus corações e das suas petições equivocadas, o desejo deles era totalmente contrário ao que a palavra exigia deles. Se você olhar os doze também não compreenderam.
Porque aqueles homens recuaram? Jesus faz uma declaração que esclarece todo o motivo da rejeição deles. Nesse momento Jesus denuncia o desejo dos seus corações. (João 6: 22-27) Jesus disse: vocês não estão aqui para buscar de mim o que tenho de vida para conceder a vocês, mas o intuito da busca de vocês a mim é o desejo físico, o desejo passageiro é o desejo carnal.
Entendemos com isso que, toda vez que tivermos uma decisão a tomar, ou tivermos dificuldade de entender as questões espirituais para aquele momento, é porque a intenção do nosso coração em estar diante de Deus, não é conforme o que Ele estabeleceu em sua palavra. Aquele povo estava buscando algo para o seu prazer, algo para o seu deleite próprio, para gastar com os seus prazeres e não pra buscar o que é espiritual.
Pra entendermos as coisas espirituais o nosso coração tem que ter objetivo espiritual. (ICor. 2: 14-15) Então concluímos que se buscamos algo carnal não vamos receber algo espiritual, e se buscamos algo espiritual não vamos receber algo carnal. Se queremos saber se vamos receber algo carnal ou espiritual, precisamos entender os desígnios do nosso coração. Se os desígnios do nosso coração forem carnais, vamos receber a derrota dos desejos do nosso coração, porém se nosso desejo for espiritual vamos receber a vitoria do desejo espiritual por causa daquilo que está em nosso coração. ( Ex. Salomão pede a Deus sabedoria para conduzir o povo de Israel - I Reis 3:513)
Porque aqueles recuaram? Eles recuaram porque as palavras de Jesus eram espirituais e eles procuravam algo carnal. Eles não compreenderam as palavras de Yeshua, porque o conteúdo espiritual delas geram vida. Por isso que o procedimento daqueles discípulos era de retornar, para suas velhas práticas e desejos, porque sua busca era simplesmente material e não espiritual
Em Hebreus 4:12 aprendemos que a palavra traz discernimento e denuncia se aquilo que eu desejo é carnal ou espiritual, uma hora mediante a palavra, o que está no coração vai ser exteriorizado e definido, se é carnal ou espiritual. A palavra de Jesus denunciou o desejo do coração deles.
As pessoas voltam atrás porque tem dificuldade de abrir daquilo que é carnal
Vocês entenderam então porque a rejeição? Se estamos buscando aquilo que é carnal só vamos vai receber o que é carnal, mas se buscamos aquilo que é espiritual vamos ter o que é espiritual.
Porque os doze não voltaram atrás?
Porque eles estavam procurando no lugar certo a coisa certa. Jesus perguntou a eles. Vocês Também não querem ir embora? Pedro disse: Senhor para onde iremos nós? Pois tu tens as palavras de vida eterna. (João 6:67-68)
Pedro estava buscando as palavras de vida eterna. Pedro entendeu que só Jesus tinha as palavras de vida eterna, por isso eles não o rejeitaram.
O que você tem buscado? Se você vem buscar dinheiro, essa não é a igreja certa, se você vem buscar alguma coisa que não seja espiritual essa não é a igreja certa.
Pedro afirmou: nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. VS. 68.
Riquezas espirituais encontramos aqui, palavras de vida eterna também. Os doze não abandonaram a Jesus porque as experiências que eles viveram foram suficientes para decidirem não abandonar.
Eles afirmaram: Eu quero permanecer com Jesus.
Você pode estar fazendo essa mesma pergunta. Senhor, para onde iremos nós se queremos vida eterna? Não temos outro caminho a não ser fazer aliança com Yeshua. Se viermos buscar o espiritual corrermos o risco de ouvir o que não queremos ouvir, porém são palavras de vida eterna e só Jesus pode nos dar.