2011 - Ano shabático Ano de salvação


A palavra hebraica shabat significa "cessar, descansar, tomar alento, revigorar-se". Depois do dia da expiação (Yom Kippor), o shabat é o dia mais sagrado e inviolável. Ele representa o elo entre Deus e seu povo. " um sinal entre mim e os filhos de Israel para sempre" (Ex. 31:17). A bíblia nos diz que após Deus ter completado toda obra da criação Ele santificou o sétimo dia e o abençoou (Gn. 2: 3). Sendo assim a primeira menção do shabat em relação com a obra da criação: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou" (Ex. 20:11)

A obra da criação foi encerrada com a criação do homem, que foi colocado no jardim do Éden para cultivá-lo. (A palavra Jardim no original significa "área cercada ou protegida", conforme vemos em Ct. 4:12).

Estar no jardim era estar num local protegido e cercado. Ali no jardim o homem estaria a salvo e desfrutaria de comunhão plena com o Senhor. Porém ao pecar, o Senhor lançou o homem para fora do jardim (Gn. 3:23) e o castigou com fadiga e trabalho. Até então, o homem desfrutava de plena comunhão com seu criador. Não precisava trabalhar para ter o seu sustento, pois já tinha de tudo no paraíso. Deus havia providenciado de tudo para que o homem e sua companheira desfrutassem de uma vida totalmente abençoada. Dia após dia o homem vivia um pouco da eternidade. Quando o homem pecou, ele perdeu as regalias que Deus havia dado a ele e à sua esposa. Deus castigou a mulher com dores ao dar à luz, e ao homem ele deu trbalho e fadiga para se obter o pão de cada dia. Quando Deus deu o shabbat ao homem, Ele demosntrou a Sua misericórdia, pois no Shabat o castigo do trabalho pronunciado por Deus é suspenso e o homem pode novamente entrar em sintonia com o divino e desfrutar de um tempo de restauração de forças, de libertação, de alento relembrando do Deus criador que exige obediência às suas palavras.

Aos meus amados, Feliz 2011, Feliz ano de libertação, Feliz ano Shabático
Feliz 2011 - Feliz 2011 - Feliz 2011 - Feliz 2011
*************************************************************